“Marcha da Maconha” e “Descriminalização das drogas” são temas do ENEM 2012

A ampliação do debate sobre o tema e a nacionalização que o movimento pela legalização da maconha no Brasil ganhou depois do STF julgar constitucional a liberdade de expressão desse setor ativista, contribuí para que o tema figure entre os centrais na agenda de debates da sociedade e comece a ganhar cada vez mais espaço.

Este ano, na prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, dos temas pré-selecionados para o teste de redação, estão destacados a “Marcha da Maconha” e a “Descriminalização das drogas”. Com o intuito de tentar avaliar o quão os estudantes estão compreendendo cenário político de seu país, a seleção do exame costuma elencar temas de relevância nacional ou internacional – a partir de sua própria leitura conjuntural, obviamente.

A Marcha da Maconha é um movimento nacional que luta pela legalização e regulamentação da maconha no país. No último ano 37 cidades marcharam por  todo o país com destaque para as marchas do Rio, 8.000 pessoas e a de São Paulo, 5.000 pessoas. O tema da “descriminalização das drogas” tem estado na agenda do movimento pelo fato da Reforma do Código Penal em trânsito no Brasil tornar real essa possibilidade dentro de pouco tempo.