Fundação do comitê em defesa do HUAP/Niterói e contra a EBSERH.

huap

O SINTUFF, definiu junto aos diretórios acadêmicos de Medicina e Enfermagem uma série de atividades políticas para defender o HUAP e combater a EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), cuja adesão representaria a privatização do nosso hospital.
Consideramos um crime o que fazem os governantes, seja em âmbito federal, estadual ou municipal. Entregam o controle da saúde pública para as OS (Organizações Sociais), OCIPES e demais formas de precarização do trabalho e privatização da saúde. Estes mecanismos têm demonstrado que são caminhos fáceis para a corrupção, como foi visto em escândalos recentes. Todo este perverso projeto tem afetado a população mais carente.
Em âmbito federal, a tentativa do governo começou 2007, quando foi forjado o PL 92/2007, das fundações privadas nos hospitais. A luta dos movimentos sociais organizados conseguiu arquivar. Não satisfeitos, Lula e Dilma criaram a EBSERH e estão pressionando para que as universidades aceitem entregar seus Hospitais Universitários a uma empresa privada, responsável por gerir seus trabalhadores, definir suas pesquisas e entregar espaços para planos de saúde privados, ou seja, cobrar o usuário, priorizando quem possa pagar.
Porem, na contramão deste governo estão vários sindicatos, entidades estudantis na luta, exigindo concurso público pelo RJU, verbas pra saúde e o fim de qualquer forma de privatização dos hospitais.
Cumprindo este papel de luta, os trabalhadores do HUAP elegeram recentemente duas conselheiras ao Conselho Deliberativo do Hospital Universitário Antônio Pedro, com 73% dos votos. Companheiras que expressam a luta contra a EBSERH e por condições dignas de trabalho. Estas companheiras tomarão posse dia 25/01, às 10h, no Auditório do Ambulatório do HUAP.
O SINTUFF, para esta posse, realizará um ATO POLÍTICO. Convidamos as lideranças dos movimentos sociais que defendem a saúde publica e combatem todas as formas de privatização. Nossa meta é envolver associações de moradores, de usuários, parlamentares, juristas, gestores da UFF, estudantes, sindicatos, entre outras entidades. Será fundado um Comitê Unificado em Defesa do HUAP e Contra a EBSERH em Niterói. Sua presença é essencial!

Ato de Posse no Conselho Deliberativo do HUAP e Fundação do Comitê.
Sexta, 25/01, 10 horas, Auditório do Ambulatório, HUAP.