Barrar o aumento: sim, nós podemos !

ato4

VITÓRIA DA LUTA: POPULAÇÃO BARRA O AUMENTO EM PORTO ALEGRE!

Após intensas manifestações populares contra o aumento da tarifa em Porto Alegre, que reuniram milhares de pessoas e enfrentaram brutal violência policial, a Empresa Pública de Transporte Coletivo (EPTC) anunciou hoje a redução do valor da passagem de R$3,05 para R$2,85.

Essa conquista é muito importante pois mostra, mais uma vez, que é possível lutar e vencer. Se não fossem as mais de 10 mil pessoas que tomaram as avenidas para protestar nas últimas semanas, certamente o aumento permaneceria em vigor. ruas tomadasEssa conquista em Porto Alegre não é um caso isolado: é mais uma revolta popular que conseguiu derrubar um aumento, como já aconteceu Florianópolis (2004 e 2005), Vitória (2006), Teresina (2011), Aracajú (2011), Natal (2012) e Taboão da Serra (2013). Não foi a primeira vez, nem será a última.

A revogação do aumento da tarifa é importante também por mostrar que o preço da passagem do transporte coletivo é, antes de tudo, uma questão política. Não se trata de um problema técnico, ou econômico. Não existe uma lei natural que explique os aumentos. A tarifa não precisa sempre aumentar – ela pode também diminuir, ou até deixar de existir. Tudo depende da força de cada interesse político. Se queremos um transporte verdadeiramente público (sem tarifa), só há uma via: a força da luta!

Via : Mães de Maio