Cultura Verde Entrevista – Mauro Iasi (Professor da UFRJ)

Mauro Iasi participou da mesa de abertura do primeiro I Encontro  Popular sobre Segurança Pública e Direitos Humanos realizado no Rio de Janeiro e resgatou a perspectiva histórica da luta de classes e da resistência de grupos minoritários contra a exploração e opressão exercida pelas relações econômicas dentro do modo de produção capitalista.mauro iasi 4

Fazendo um paralelo entre as senzalas e os porões dos navios negreiros , com as favelas e comunidades pobres do Rio de Janeiro o professor fez uma exposição impecável sobre a atual conjuntura do movimento de massas no Brasil e apontou para os perigos do reformismo e das políticas  propostas pelos atuais governos no Brasil.

Mauro Iasi é professor da Escola de Serviço Social da UFRJ. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999) e Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM- ESS – UFRJ). Educador popular do NEP 13 de Maio. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociologica, Sociologia Política e Sociologia do Trabalho. Concentra sua atenção atualmente nos seguintes temas: ideologia, consciência de classe, classes sociais, processos políticos, partidos, educação popular e teoria do Estado. É também Presidente da Associação dos Docentes da UFRJ.

fora do ar 5

Durante o ENPOP, realizado do Rio de Janeiro, o  Coletivo Cultura Verde entrevistou Mauro Iasi , que falou dentre outras coisas das mobilizações no Brasil e  dos perigos do reformismo e das políticas  propostas pelos atuais governos no Brasil e no mundo.

Assista a entrevista ;