México deve legalizar maconha em breve

mexicoO Uruguai não é o único país latino-americano que pode legalizar a maconha. Nas últimas semanas tem se intensificado no México o debate em torno da droga. O Partido da Revolução Democrática (PRD) pretende apresentar um projeto em setembro na Assembleia do Distrito Federal, onde tem maioria, para regulamentar o uso da maconha na capital do país.

A iniciativa do PRD no Distrito Federal toma como modelo alguns Estados americanos, como o Colorado, que legalizaram a droga no âmbito regional. Em nível federal, um deputado do partido, Fernando Belaunzarán, prepara um projeto para ser apresentado ao Congresso. A proposta de Belaunzarán tem o objetivo de regulamentar a produção, distribuição e venda da maconha, e de criar um sistema de arrecadação de impostos – o dinheiro seria usado em um programa de prevenção de dependência da droga.

O prefeito da Cidade do México, Miguel Ángel Mancera, que não tem partido, afirmou que se trata de uma questão da esfera federal, mas que pretende estimular o debate sobre o assunto e que a prefeitura pode atuar apresentando propostas de tratamento e de ações de prevenção.

O presidente do Tribunal Superior de Justiça do Distrito Federal, Edgar Elías Azar, se manifestou contra o projeto do PRD. Azar disse que, além de se tratar de um tema de responsabilidade do Congresso, a descriminalização da maconha seria “muito arriscada”.

Um dos principais defensores da legalização da maconha no México é o ex-presidente Vicente Fox (2000-2006). No mês passado, ao participar de um fórum sobre o tema, Fox advogou a mudança da lei afirmando que o seu sucessor, Felipe Calderón, “embarcou o país em uma guerra sanguinária”, ao empreender em seu mandato uma ofensiva contra os cartéis de narcotraficantes que, segundo as estatísticas oficiais, resultou na morte de mais de 70 mil pessoas.

Na semana passada, a Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou lei que legaliza a maconha no país – a medida ainda tem que ser votada no Senado, onde o governo, que patrocinou o projeto, tem maioria. (Com “El Economista”, da Cidade do México, e agências internacionais)

México Vicente Fox, ex-presidente do México, defende a legalização da maconha

O ex-presidente do México Vicente Fox (2000-2006) defendeu na quinta-feira a legalização da maconha em seu país, em um fórum sobre o tema no qual participam personalidades políticas, empresariais e acadêmicas.

“Não está sendo promovido o consumo da droga, mas se trata de um debate sério e profissional” sobre a legalização do uso da maconha, disse o ex-presidente em uma coletiva de imprensa em Guanajuato (centro), onde pediu que o Congresso mexicano retome este debate.

Fox afirmou que o ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012) “embarcou o país em uma guerra sanguinária” ao lançar no início de seu mandato uma ofensiva militar contra os cartéis de narcotraficantes, que, segundo números oficiais, provocou a morte de mais de 70.000 pessoas.

“É preciso acabar com esta guerra, mas a única forma de fazer isso é através da legalização. Vamos começar com a maconha”, opinou Jorge Castañeda Gutman, que foi chanceler durante os três primeiros anos de gestão de Fox.

Nos Estados Unidos, grande consumidor de drogas, o consumo de maconha já é legal para fins medicinais em uma dezena de estados, enquanto a posse e o consumo foram legalizados para fins recreativos em Washington (noroeste) e Colorado (centro) em novembro do ano passado.

Em maio passado, durante uma visita aos Estados Unidos, Fox comemorou que o uso da maconha comece a ser legal no país, e classificou a iniciativa como uma oportunidade para colocar fim à violência no México, palco frequente de incidentes violentos relacionados aos cartéis de droga, que disputam as rotas de narcotráfico em direção ao norte.

Fonte: Valor Econômico / Rede Bandeirantes

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s