Marcha das Vadias Niterói – 26 Setembro

marcha vadias niteroi

Esse ano Niterói será palco da primeira edição da Marcha das Vadias dia 26 de setembro com concentração a partir das 16:00h na Praça Cantareira – Ingá.

Todo apoio às corajosas mulheres que vão nesse dia 26 setembro às ruas para dizer basta ao machismo e a misoginia que mesmo em pleno séc. XXI ainda são muito presentes na nossa sociedade e cultura!

Como vimos no caso do Rio de Janeiro a Marcha das Vadias sofreu repressão e gerou uma reação bem negativa por parte da opinião pública, inclusive da própria esquerda.

Nosso próprio site, ao postar um vídeo da Marcha das Vadias Rio de Janeiro, foi bombardeado de comentários extremamente agressivos e negativos. Algumas integrantes da Marcha das Vadias estão sendo ameaçadas e perseguidas até hoje, o que prova a falta de tolerância frente à liberdade feminina e a agressividade machista de um mundo ainda muita opressor.

Dia 26 de setembro, todas e todos às ruas contra a violência machista sofrida pelas mulheres e pela garantia de suas liberdades!

Somos todxs vadias!

Manifesto Marcha das Vadias – Niterói 2013

Chegou a vez de Niterói. “Nem santa, nem puta: MULHER!”

A Marcha das Vadias, é um movimento que surgiu a partir de um protesto realizado no dia 3 de abril de 2011 em Toronto, no Canadá, e desde então se internacionalizou, sendo realizado em diversas partes do mundo. A Marcha das Vadias protesta contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro teriam provocado a violência por seu comportamento. Por isso, marcham contra o machismo, contando sobre os seus próprios casos de estupro.
Tema de vários estudos acadêmicos no âmbito social em todo o mundo, tornando-se de senso comum, a imagem da mulher historicamente vem sendo associada à coisificação e inferiorização devido a demasiada exploração midiática. A “Marcha das vadias” está fortemente conectada a outros movimentos femininos nacionais e internacionais que defendem com veemência a emancipação da mulher contra qualquer espécie de preconceito de gênero, ainda presente, nos dias de hoje na sociedade patriarcal em que vivemos.

Tal como na vida “real”, na publicidade, por exemplo, a mulher assume várias funções tal como, fonte de desejo masculino, esposa, mãe e carreira profissional. Estatísticas mostram que, cada vez mais, as mulheres tornam-se independentes, estudam mais, têm menos filhos, vivem mais, mas, continuam ganhando menos em relação aos homens, além de sentirem que a desigualdade de gêneros ainda é muito forte na sociedade brasileira, mesmo com os avanços econômicos femininos. Nos dias de hoje, as mulheres podem, assumem e descobrem cada vez mais o sexo, algo até então misterioso e repressivo, já que até os anos 1960 a sexualidade deveria se realizar unicamente através do casamento e, a mulher que se entregasse a um homem era dada como “perdida”. Logo, a virgindade era sagrada. O que vivenciamos atualmente é a liberdade do sexo feminino e, porque não masculino, uma vez que ambos são livres para fazerem suas escolhas sem que haja grandes represálias, principalmente as mulheres, como é o caso das modelos “gostosas” que aparecem em propagandas de cerveja seminuas sem tanto pudor. Hoje é natural, a sociedade brasileira é mais tolerante em vista de épocas passadas. Em suma, os homens atualmente são livres para dizerem não (incomum até pouco tempo atrás) já que as mulheres eram “presas” ao sentimento de vergonha, logo eles aproveitavam quando encontravam algumas favoráveis ao impudor. As mulheres, no entanto, são livres para dizerem sim para qualquer iniciativa masculina e/ou feminina que julgarem “adequadas”.

Eixos políticos:

  • Chega de violência contra a Mulher em Niterói;
  • Pela legalização do aborto!  Não ao Estatuto do Nascituro!
  • Contra a OUC!  Não a privatização do Centro da nossa cidade!
  • Fora Cabral! Cadê o Amarildo?
  • Chega de superlotação nos transportes!
  • Minha roupa não justifica o seu assédio!
  • Mais creches públicas em Niterói
  • Pelo fim da transfobia! Mulher trans também é mulher!
  • Salário igual para trabalho igual!
  • Por uma educação não sexista!
  • Quem derrubou a cura gay também vai derrubar Feliciano!
  • Contra a municipalização da Creche UFF!
  • Iluminação pública em todas as vias de Niterói!

Evento no Facebook: http://migre.me/fVbXK

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s