Setembro Negro – Black Blocs são presos e polícia promete não parar com as detenções

setembro

Em vésperas de 7 de Setembro, dia em que tradicionalmente os movimentos sociais que sofrem com a repressão das forças militares vão às ruas marchar pelo “Grito dxs Excluídxs”, a polícia do Rio de Janeiro começou uma operação que está prendendo diversos ativistas Black Bloc e promete não parar.

Até o momento já foram presos 6 administradores e 1 criador de conteúdo da página pública dos ativistas. Destes, 4 foram levados à 6ª DP e, sem julgamento ou condenação, estão sendo encaminhados para o presídio de segurança máxima de Bangu ainda hoje.

prisao

As prisões começaram nesta quarta-feira com o recolhimento de pessoas do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Tribobó e conta com o efetivo de 30 policiais que, além de encarcerar, estão confiscando computadores e notebooks para levantar mais provas que possam ratificar a prisão dos detidos. Na casa de um dos presos foi recolhida uma máscara de gás (equipamento comumente utilizado por manifestantes para evitar a inalação de gases ácidos atirados pela PM e que podem acarretar em problemas respiratórios e cardiovasculares) como prova para detenção do suposto criminoso. Páginas das redes sociais denunciam que os detidos estão sendo coagidos a entregar suas contas e senhas pessoais dentro dos Departamentos de Polícia.

O site do Ministério Público do Rio de Janeiro saiu do ar mas ainda não está confirmado se isto foi ou não uma atitude de retaliação à prisão dos manifestantes. A chefe da Polícia Civil, Marta Rocha, afirmou em entrevista coletiva que as investigações continuam e que mais ativistas devem ser identificados e presos nos próximos dias.

12 Respostas para “Setembro Negro – Black Blocs são presos e polícia promete não parar com as detenções

  1. Máscara de gás é prova do que? A propósito, as pessoas estão sendo detidas sob qual acusação? Cade a AOB, Direitos Humanos e as ONGs de direitos civis? Há aí um inversão de valores, um novo paradigma, vamos prender os manifestantes, não os criminosos contra o qual as pessoas estão nas ruas. A polícia trabalha para os cidadãos ou para grupos políticos?

  2. Eu não deixo nenhum PM de merda entrar na minha casa sem um motivo ou um mandato, se tentar entrar na marra aconselho usar colete, porque vai levar chumbo de 12 e 357 nos cornos, bando de filhos das putas ditadores o que vocês tem presos no coldre na cintura eu tenho em casa, sou filho de fuzileiro meu amigo, tenta a sorte

  3. A policia nunca foi, nem nunca será uma uma força de repressão trabalhando para proteger a população, ela é uma força de repressão civil e repressão dos direitos, que visa defender os ricos e esculachar os pobres que morram na favela.

  4. ainda q nao dê nada juridicamente acabaram com o anonimato dessas pessoas

  5. Se prende 1, centenas de vários irão aparecer!!! O GIGANTE ACORDOU PORRAAAAAAAAAAAAAA

  6. pelo visto o redator da materia não entende muito de direito. Não necessita julgamento e condenação para a decretação de uma prisão preventiva ou temporária. Vão estudar um pouco mais das leis antes da falarem asneiras em público

  7. Vamos ser mais educados e menos pedantes tb! Se viu alguma besteira, corrija, mas sem essa arrogância escrota!

  8. VAMOS COM TUDO,Ñ VAMOS DEIXAR ESSE FDP EM PAZ,A BOSTA DA GLOBO DEVE TA PRECIONANDO(A JUSTIÇA)A PRENDER ESSES BROTHERS…

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s