A FEDDH/RJ no curso de extensão: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ATENÇÃO AO USUÁRIO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

No dia 23/11, a Frente Estadual Drogas e Direitos Humanos/RJ apresentou uma “aula” no CURSO DE EXTENSÃO – POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ATENÇÃO AO USUÁRIO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS, realizado pelo Centro de Cidadania da Praia Vermelha – UFRJ. O curso, organizado pela Escola de Serviço Social em parceria com a Frente, mas aberto para toda a comunidade, aconteceu em 12 aulas. Nelas, contamos com a presença de professores como Rita Cavalcante, Eduardo Mourão Vasconcelos, Erimaldo Matias, Denis Petuco e outros.

Além de uma oportunidade única de formação política para a Frente, tivemos a chance de ministrar uma “aula” do curso, exatamente no encerramento, no dia 23. Como consideramos que a relação aluno e professor mais rígida e hierarquizada ainda não se encontra totalmente superada, decidimos fazer de nossa professora a personagem “Profª Margarida Cor-de-rosa Luxemburgo”.

curso extensão frente nov.2013 01

A tentativa foi de primeiro tirar os participantes da situação, muitas vezes confortável, de apenas telespectador. Acabou sendo gerado um debate sobre o tema da “aula”: Controle Social. De um lado, controle social é a possibilidade da sociedade civil ocupar espaços em Conselhos de área. Esse Conselhos são deliberativos e decidem sobre um fundo específico para ser aplicado em políticas públicas. Através desses Conselhos, por exemplo, é que foi aprovado o repasse das verbas para as Comunidades Terapêuticas. Mas por outro lado, o controle social pode ser exercido pelo Estado e no sentido de controlar manifestações contrárias a ordem imposta.

Depois desse debate, e ainda fazendo parte do “teatro” com a D. Margarida, foram chamados alguns alunos (que na verdade eram os membros e convidados da Frente) para apresentar seminários sobre os temas: Conselhos e Controle Social, Fórum de Saúde do Rio de Janeiro e um representante da luta antiproibicionista.

O resultado foi uma turma cheia até o final da “aula” (mais da metade, que já foi surpreendente), uma bela cesta de café da manhã rifada pela Frente, algumas ideias diferentes na cabeça de profissionais e estudantes da área de saúde e assistência social e uma feira de drogas com direito a etnobotânica e enteógenos.

curso extensão frente nov.2013 02

 

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s