Ocupação#5 movimentou a periferia de BH

Movimento cultural e politico da capital mineira conseguiu extrapolar o centro e zona sul da cidade, dessa vez a “A Ocupação” esteve presente na perifa , reapropriando o cenário urbano com muita informação,cultura e  alegria.

barreoiro 3

“Em sua quinta edição, A Ocupação tomou um corredor em torno da pista de skate do Barreiro em Belo Horizonte, próximo à PUC, uma região de periferia da cidade densamente habitada mas com baixa oferta de opções culturais e de serviços públicos em geral como transporte coletivo, saúde e lazer.

barreiro 4A escolha da pista de skate do Barreiro para esta Ocupação vem em apoio à apropriação feita pela comunidade local deste espaço e de sua resistência às tentativas de expulsão promovidas pelos atores institucionais que atuam na região. Também visa chamar a atenção para os problemas que o Barreiro enfrenta e que refletem a situação da cidade. Esta é a maior regional da cidade em população e, mesmo assim, é sistematicamente esquecida pelo poder público em termos de oferta de serviços de transporte (são décadas aguardando a implantação de uma linha de metrô), de saúde (sem nenhum hospital regional em funcionamento) e de lazer (os eventos culturais promovidos ou incentivados pelo poder público se concentram nas chamadas áreas nobres e centrais da cidade).

Desde a sua primeira vez, A Ocupação vem sendo construída pela população de forma autônoma, horizontal, colaborativa, a fim de integrar os espaços, potencializar a participação popular livre e promover o manifesto cultural alinhado ao caráter democrático, inclusivo, diverso e espontâneo.cpi bh

Importante destacar que as ocupações não são eventos, e sim de manifestações artísticas-políticas-culturais populares, organizadas de forma descentralizada e aberta a todos que quiserem participar da sua construção de maneira colaborativa e autogestionária.

É possível colaborar propondo alguma atividade artística-política-formativa-etc, participando dos grupos de trabalho da organização, cuidando do lixo, do cuidado com a vizinhança e colaborando pros custos do que a gente não levantar de estrutura, pro material de limpeza, banheiros e material pras atividades pelo http://catarse.me/pt/aocupacao5

Veja as fotos da Ocupação#5

Fonte : A Ocupação

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s