Carnaval antimanicomial – Vamos botar o nosso bloco na rua

Nesse ano de 2014 não vai faltar gente nas ruas, e para começar com o pé direito os blocos antimanicomiais do RJ  “Tá Pirado, Pirando, Pirou” e “Loucura suburbana” agitam o carnaval de rua carioca com muita irreverência e ousadia. Sem dúvidas um momento de extrema importância para o movimento antimanicomial  que terá a chance  de  reafirmar que o lugar(es) da loucura, do desvio e a das diferenças entre nós devem ser sustentadas nas ruas, no plano comum e no pleno exercício da cidadania e da liberdade de expressão. Socializando desejos , compartilhando sonhos, alegrias e principalmente desvarios o movimento cultural que veio no bojo da reforma psiquiatrica brasileira é a síntese de como devemos prosseguir nossa luta por uma sociedade sem manicômios e livre das opressões.

loucurasuburbanaAvançamos muito , a prova disso é que hoje podemos botar os nossos blocos nas ruas reivindicando a cidade e uma vida fora dos manicômios, no entanto devemos ficar sempre atentos aos retrocessos e aos processos manicomiais que se reorganizam em nossa sociedade de outras maneiras. Novas instituições e formas de internação, contenções químicas, medicalização e patologização excessivas são exemplos de como a prática e o discurso científico das internações criam novas bases para manutenção do modelo asilar manicomial.

Ainda no mês de fevereiro serão escolhidos os sambas enredo de ambos os blocos, sempre prezando pelo protagonismo político e cultural dos usuários. Em 2014, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana realizará seu 14º desfile pelas ruas do Engenho de Dentro e propõe um festival de manifestações. No dia 13 de fevereiro na quadra do clube “Só na Bola” no Engenho de Dentro vai acontecer a escolha do samba enredo do carnaval 2014. O desfile oficial será no tradicional bairro do Engenho de Dentro a partir das 16h do dia 27/2. Rua Ramiro Magalhães 521.ta pirando pirado pirou.

Já o bloco “Tá Pirado” decide seu samba no “Concurso de Escolha do Samba do Tá Pirando, Pirado, Pirou”  que será realizado no Rio Scenarium – Pavilhão da Cultura – salão anexo – no dia 08/02, a partir das 14h, entrada Franca.  O desfile oficial do bloco nas ruas do rio será no dia 22/2 às 15h na Avenida Pasteur em frente ao Instituto Benjamim Constant na Urca

Vamos botar o nosso bloco na rua contra os manicômios e lógica manicomial que encarcera subjetividades e produz indivíduos serializados.


Cultura Verde | Coletivo Antiproibicionista e Antimanicomial
http:/culturaverde.org/

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s