Reunião Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial em Niterói

Próxima quarta-feira é dia de pautar a luta antimanicomial na cidade que sediará o Encontro Nacional do Movimento.

Confirme presença na reunião – http://migre.me/hVF8T

nucleo capa

A saúde mental no município de Niterói vive uma crise e agoniza há bastante tempo, recentemente em matéria publicada pela mídia fica escancarado mais vez  o descaso do poder municipal com os serviços substitutivos reivindicados pela reforma psiquiátrica brasileira e a total falta de investimento nas condições de trabalho e  nos salários dos trabalhadores em saúde mental de Niterói.

Em 2014, também teve destaque na imprensa local o fechamento do CRIAA-UFF, serviço de saúde especializado na reabilitação de crianças e adolescentes em conflito com a lei, mesmo com a disposição da equipe em transformar o CRIAA UFF em um grande espaço multidisciplinar, com apoio institucional e pedagógico de professores e pesquisadores de diversas áreas da UFF e de prezar pelo dialogo  permanente e em rede com  os serviços de atenção psicossocial do município.

Previsto para Maio, o Encontro Nacional da Luta Antimanicomial acontecerá na UFF. A ideia é que a reunião inaugure uma série de articulações com os espaços de militância em saúde da cidade de Niterói, entre eles  a AUFA-SM – Associação dos Usuários e Familiares e Amigos da Saúde Mental e o Fórum dos Trabalhadores da Saúde mental de Niterói. A reunião é aberta e todxs são bem vindos. A sala será divulgada em breve! Um cartaz em baixo dos blocos O e N também informaram o número da sala.

Cultura Verde | Coletivo Antiproibicionista e Antimanicomial

Uma resposta para “Reunião Núcleo Estadual do Movimento da Luta Antimanicomial em Niterói

  1. Como uma, dos muitos pacientes do CRIAA UFF, no Barreto, Niterói, preciso, com urgêcia, saber como ficou a nossa situação? O que irá acontecer conosco, que dependemos, e muito, continuar nosso tratamento. Eu, por exemplo, nem sequer fui notificada. Nem com um telefonema. Sabem por quê? Porque a Prefeitura de Niterói, não quer manter este espaço funcionando. Pagar Médicos, funcionários, contas de telefone, etc. E olha que o prédio pertence à UFF. O que faço? Estou sem remédios e sem receita médica. Sofro um quadro depressivo crônico, e fazem, quatro anos e quatro mêses, que venho recebendo acompanhamento médico, pelo Dr. Elcio e sua equipe. Não existe lugar, que se compare a este. Não podemos depender do SUS, simplesmente porque este, não nos oferece, nem a milésima parte, do que precisamos, e que no CRIAA encontramos. Nem mesmo Médicos. E se tem algum, encontramos grandes dificuldades, tanto para marcar, como para sermos atendidos. E isso pode levar meses, anos até. Além da parte psiquiátrica, ainda tem a parte psicológica, psicopedagógica, terapias ocupcionais e oficinas proficionalizantes. Para isso, contamos com a parceria com o SENAI. O intuito, é de inserir novamente à sociedade, pacientes que querem e que, com o auxílio desse espaço, estão sendo afastados das drogas. Muitos já conseguiram, mas, há os que ainda precisam de acompanhamento Psiquiátrico, Psicológico, etc.Estamos perdidos, pois ali, recebemos acompanhamento, semanais, quinzenais, ou como for o caso de cada um. O que eu quero e preciso saber, com urgência, é o quê o Sr. Prefeito de Niterói fêz, quando nos tirou este espaço? Por acaso já nos deu um destino? Digo, de imediato? Porque não podemos ficar sem tratamento. Eu em particular, não posso ficar uma noite sem remédios. Não durmo direito, o pouco que durmo, quando durmo, tenho pesadêlos, com isso, tenho surtos depressívos, que afetam meus nervos, causando uma espécie de choque em toda coluna. A penúltima vez, atacou todo o braço esquerdo, e o lado esquerdo do lábio inferior, sofreu tremores.
    Sr. Prefeito, temos a cabeça redonda, para que possamos mudar de idéia. Rever nossos atos e consertar nossos erros. Peço, por tudo o que e de mais sagrado, reabra nosso CRIAA, e
    não nos deixe á deriva. A grande verdade, é que o Brasil é pobre em muitas áreas e na saúde nem se fala. É uma vergonha. Por favor, seja rápido e conte conosco. Faça um bom trabalho.
    AO SENHOR PREFEITO E SR. SECRETÁRIO DE SAÚDE DE NITERÓI.
    OBRIGADA.
    Rosânia.

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s