X Encontro Nacional do Movimento de Luta Antimanicomial acontecerá na UFF em Niterói/RJ

encontro antimanicomial

O X Encontro do Movimento de Luta Antimanicomial acontecerá nos dias 29, 30, 31/maio e 1o/junho, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Os encontristas serão alegremente acolhidos pela Universidade Federal Fluminense e durante quatro dias será debatido o momento atual além do movimento atualizar suas posições políticas e estratégias na luta por uma sociedade sem manicômios.

Confira a carta de apresentação do encontro:

“O  Movimento de Luta Antimanicomial pede passagem para se apresentar: somos usuários, familiares e trabalhadores da saúde mental e pessoas que de alguma forma afirmam uma Sociedade sem Manicômios.

Por uma sociedade Sem Manicômios é o lema que afirmamos desde a década de 1980 quando lutamos pelo fim das instituições que encarceram desejos, corpos e mentes. Não queríamos a humanização desses espaços, mas a sua extinção, pois era sabido que tínhamos que acabar com os preconceitos, medos e estigmas que elas carregam. E assim lutamos até hoje.

Ao longo desses anos tivemos avanços importantes, que reconhecemos mesmo quando afirmamos que ainda não são o suficiente diante do que defendemos. Avanços que, mesmo parciais, hoje são duramente ameaçados por novas ofensivas conservadoras e políticas privatizantes que só visam o lucro, reatualizando velhos modos de encarceramento disfarçados e repaginados. Políticas voltadas para as ruas e não para as pessoas que vivem nelas, em nome de “cuidado”.

Em 2014 vai acontecer o X Encontro Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial e o XI Encontro Nacional de Usuários e Familiares do Movimento da Luta Antimanicomial. O Encontro tem como tema “Os Encarceramentos e Restrições da Liberdade na Atualidade: Desafios para o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial”, e vai reunir a militância antimanicomial de todo o Brasil pra debater e definir os rumos do MNLA hoje. É momento de compartilhar análises sobre a conjuntura da luta antimanicomial, rever nossas estratégias de luta e sobretudo estar juntxs e nos fortalecer, compartilhando e renovando afetos antimanicomiais!

2013 foi um ano de mobilizações populares intensas e 2014 já mostrou que também vai ser um ano de muitas lutas. Os desafios são muitos para o campo das lutas populares e mais do que nunca precisamos afinar nossos instrumentos de luta e nos fortalecer!”

Curta a página do encontro no Facebook: http://fb.com/EncontroMovimentoAntimanicomial2014

 

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s