ROTAM promove chacina em Belém para vingar morte de policial ligado à milícia

Modelo - Foto do Blog do Cultura

A Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (ROTAM) realizou uma chacina em Belém na madrugada de terça (04) para quarta (05) em retaliação à morte do cabo Antônio Marco da Silva Figueiredo (43 anos). Suspeita-se que o policial era ligado à uma milícia no bairro do Guamá e ficou conhecido pelos “esculachos” e execuções de muitos jovens nas periferias da cidade, fato que teria feito sua morte ser amplamente comemorada em diversos bairros periféricos.

Os números ainda são pouco precisos mas um jornal local aponta pelo menos 20 mortos e o Governo do Estado, chefiado por Simão Jatene (PSDB), já reconheceu oito das mortes esta manhã. O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) registrou entrada de nove corpos durante o dia, sendo quatro homicídios no bairro da Terra Firme e um homicídio nos bairros do Marco, Guamá, Jurunas e Sideral, respectivamente. Todos esses são bairros pobres da capital paraense.

No bairro da Terra Firme, o cobrador de ônibus Bruno de Souza Gemaque, de 20 anos, foi assassinado na rua São Domingos. Na passagem Brasília, a vítima foi um adolescente de 16 anos e, na passagem Gabriel Pimenta, Jefferson Cabral Reis, de 27 anos, também foi executado friamente.

A ROTAM anunciou que “a caça começou” em sua página nas redes sociais e o sargento Rossicley Silva chegou a convocar “o máximo de amigos para dar resposta” através de seu Twitter pessoal. Um arquivo de áudio revela policial afirmando que a ordem era fazer uma “limpeza na área”. Quanto à isso o Comando Geral da Polícia Militar afirmou que vai “apurar eventuais denúncias” e submeter à “Corregedoria”, órgão famoso por raramente punir alguém.

rotam

Página da ROTAM – PA anuncia que “a caça começou” e que “a ROTAM esta (sic) com sangue nos olhos”

Sargento convoca “o máximo de amigos” para vingar o policial

Alguns vídeos que rodaram o WhatsApp essa madrugada são atribuídos por seus autores à atuação da polícia nessa madrugada. Arquivos de áudio também mostram um Policial Militar anunciando os bairros onde haveriam chacinas e alguns relatos de populares sobre o que está se passando no bairro Terra Firme, assim como os possíveis motivos das execuções em massa.

Vídeos retirados do WhatsApp:

Áudios retirados do WhatsApp:

ROTAM divulga sua própria contagem de mortos e afirma que “ainda não acabou”

informação

Segundo comentário feito pela própria ROTAM na postagem em que afirma que a “caça começou”, os mortos já são 35 e os municípios de Ananindeua, Marituba, Santa Izabel e Castanhal também estão na mira da corporação.

Contraditoriamente, esse desastre na segurança pública paraense acontece simultaneamente ao 13º Encontro da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça, sediado em Belém nos dias 03 e 04 de novembro. Importante lembrarmos que essa chacina, promovida por policiais militares movidos pela sede de vingança, traz à tona a completa ineficácia da guerra às drogas e a necessidade real de uma discussão séria sobre a legalização das drogas no Brasil. A motivação de todo esse sangue derramado foi a morte de um policial em confronto com o tráfico por força da guerra às drogas. Legalizando e regulamentando, tira-se as drogas das mãos do tráfico e as coloca onde deve: dentro das drogarias.

Provavelmente os grandes noticiários  ainda construirão suas narrativas a partir da “guerra necessária” contra o tráfico e exaltarão esse conflito sem lógica e os policiais mortos. Aos traficantes pobres restará a legitimação de suas mortes. Diante deste desolador cenário, resta apenas uma pergunta: insistiremos nesta guerra até quando?

Com informações do Diário Online, jornal de Belém do Pará.

44 Respostas para “ROTAM promove chacina em Belém para vingar morte de policial ligado à milícia

  1. Traficantes pobres? Rsrsrs… Piada, né? Defendendo bandido, tinha que ser maconheiro mesmo. Tudo pela legalização dessa porcaria…

  2. a policia tem que responder a altura e quem manda no estado é o estado

  3. A polícia tem que agir assim mesmo. O cidadão honesto e trabalhador não pode ficar entregue aos bandidos. Quando as pessoas de bem cometem erros são punidas, e porquê os bandidos não podem?

  4. As drogas já foram legalizadas pelo Presidente LULA, pois, quando a lei diz que o usuário de drogas não pode ser preso, está dizendo que ele pode usar. Só falta legalizar o tráfico das drogas. As leis só beneficiam bandidos. O cidadão de bem fica em segundo plano. Só serve pra pagar impostos.

  5. Por quê essas pessoas que defendem bandidos não adota pelo menos um, e o leva pra dentro de sua própria casa. Só assim, eles não matam e nem assaltam e, estão livres de morrer. A sociedade ficaria muito grata aos adotantes de de bandidos.

  6. Mas será que no meio de tanta gente morta não sai nenhum morto inocente? É todo mundo bandido mesmo, gente?! (Só uma dúvida)

  7. Que porcaria de materia,se eles já matam por uma cabeça que é R$5,00 Reais,quer ver se legalizar..todo mundo drogado pelas ruas roubando pra comprar..sem falar que seu filho vai lá na farmacia pra comprar porque ele estava curioso pra saber como é;voce já penssou nisso?vamos respitar..vê se o liberal fala essas besteiras…

  8. …tem d legalizar mesmo…e se todo mundo, como algum otário disse ai, sair fumando um baseado na rua, ainda é melhor Q sair bêbado… e se não sabe educar seu filho, não tenha um! Esse papo d curiosidade é a coisa mais imbecil, q eu já ouvi…manda esses manchões ai vir tentar a sorte em sp…hoje a tarde os números desse conflito já estariam iguais…

  9. …kkkkk…eae vc ia despejar o conteúdo desse orifício anal q tu chama d boca pra se sentir melhor onde, babaca? Vcs acham lindo um monte d trogloditas, armados, matando jovens trabalhadores…chamam isso justiça…seja homem e cumpra seu propósito então, mané…vamo v quantas esquinas vc vira…inteiro…

  10. Até quando tiverem vendendo droga pesada, que mata pessoas, começando pelo cérebro.

    Enquanto esses vermes venderem essas merdas, tem que morrer mesmo.
    Ninguém precisa de drogas, e ninguém precisa vender drogas, por que insistem?

    * maconha não tem efeito de drogas pesada, to falando de droga de verdade não essa porcaria que parece bosta de cavalo, então não venham com mimimis

  11. É isso ai Policia já estava na hora de mostrar que é policia que mata bandido e não bandido que mata Policia….

  12. Cada estado tem o governo que merece! Tem lugares mais dignos pra se viver ! (RS,SC,PR por ex.). Só falta disposição e vir pra cá, largar essa merda de polícia e governantes que vc’s tem.

  13. policia e feita pra proteger e não pra agredir…. tem muito filha da puta q veste farda pra virar homem….. e são mais bandidos do q aqueles q eles jugam… bandidos fardados!!!! também tem aqueles q fazem seu trabralho direitinho conforme as leis!!!!! concordo que bandido bom é bandido morto tanto faz se ele é um policial ou não!!!!!

  14. “a polícia tem que responder à altura” à altura da morte de um pm bosta como esse? ah me chupa vai…
    até conheço policial bom, aliás, conheço um delegado que é foda! o cara é gente boa, inteligente e estou certo que em trabalho ele é justo e tudo mais. mas nem por isso recuso em dizer que essa corporação está falida. tem muito inocente morrendo, isso não pode ser visto simplesmente como “acontece”. tem muita corrupção, tem muita manipulação, tem muito acobertamento, tem pouca punição da corregedoria e os bons policiais não fazem nada. se os maus são minoria, está na hora dos bons darem as caras e passar o corretivo nos maus, mas isso não acontece. sabe, são décadas de notícias de abuso de poder e nada, nada mudou (arrisco dizer que está piorando).

    essa corporação falida, simplesmente aceitem isso… duvido muito que os bons são maioria, duvido muuuuuito. aos bons, essa espécie rara em extinção… boa sorte pra vocês, de coração mesmo, vocês são raros e merecem…… o resto pode jogar no lixo (e quem quiser cuspir nos corpos, fica avonts).

  15. SOMOS PARAENSES, E COM MUITO ORGULHO! RS, SC, PR… OU QUALQUER LUGAR QUE SEJA, ENFRENTAM PROBLEMAS INERENTES. INFELIZMENTE EM GRANDE PARTE DO PARÁ A INSEGURANÇA É UMA REALIDADE. E O POVO DE BEM, POLÍCIA, GOVERNO, ENTRE OUTROS, DEVEM SIM DISCUTIR A MELHOR MANEIRA DE AO MENOS AMENIZAR ESTE MAL. PORÉM, CREIO, NÃO SEJA COM A LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS, NEM MUDANDO PARA ESTES ESTADOS, ONDE MUITOS PENSAM SER SUPERIORES. TANTA GENTE VEIO DE LÁ VIVER BEM AQUI. E SÃO SEMPRE BEM VINDOS. PORQUE ENTÃO MENOSPREZAM O POVO MARAVILHOSO DO NORTE.
    QUANTO À CHACINA, É LAMENTÁVEL SIM, PELO SOFRIMENTO DAS FAMÍLIAS. AGORA, CONVENHAMOS, BANDIDO QUE CHEGA AO EXTREMO DE NÃO RESPEITAR POLÍCIA, E AINDA TER O APOIO DE GRANDE PARCELA DA POPULAÇÃO E DA IMPRENSA, COMO ALGUÉM QUE TEM COMO ESCUDO O CORPO POLICIAL DEVE SE SENTIR DIANTE DE UMA SITUAÇÃO COMO ESTA.

  16. Vocês deviam ter vergonha na cara em está denegrindo esses heróis, expõe as fotos dos polícias mas protege as de quem está falando o que bem quer, nos EUA a TV estaria tratando como heróis, mas no Brasil parece que a mídia serve para desestimular os policiais e incentivar o crime. Por isso que os bandidos executam as pessoas de bem, por que quando o bandido faz isso vocês não tem coragem de expor o bandido.

  17. A pergunta é: até quando ? até quando mães vão chorar a morte dos filhos pq se envolveram com o crime organizado, policiais vão ter que correr atras de usuário e deixar outros crimes ao redor da cidade acontecerem…por que tanta hipocrisia ? por que tanto conservadorismo, tanto fanatismo religioso ? cara, que país é esse ?

  18. A justiça é atributo do amor assim como a misericórdia também é atributo do amor,para a justiça ser aplicada é necessário a misericórdia permitir e vice-versa ,,justiça é punir o sujeito de acordo com os seus atos ,misericórdia é a disposição de perdoa.Todos merecem justiça assim como precisam de misericórdia,sejam racionais ou não chegam em lugar nenhum,vem a razão ,pensa antes de fazer,entre o saber e o fazer está a vontade e a emoção.

  19. SABEMOS QUE NEM TODOS QUE SÃO ALVEJADOS PELA POLÍCIA SÃO BANDIDOS. MUITOS INOCENTES LEVAM A PIOR. MAS EM NÚMEROS O QUE PREDOMINA É QUE INOCENTES SÃO VÍTIMAS DE BANDIDOS, DE VICIADOS, DE TRAFICANTES, ENFIM, MELIANTES.

  20. POLÍTICOS ESCUTEM! É BANDIDO MATANDO… É POLÍCIA MATANDO… E OS CULPADOS, EH OS CULPADOS SÃO VOCÊS MESMOS! FAMÍLIA DE INOCENTE SOFRE, DE POLÍCIA SOFRE, DE BANDIDO SOFRE… MAS POR INCRÍVEL QUE PAREÇA SÓ AS DE VOCÊS, QUE TANTO PROMETEM SEGURANÇA, É QUE SORRIEM. INFELIZMENTE DEVEMOS DESEJAR SOFRIMENTO A VOCÊS, PARA QUE DEFINITIVAMENTE DEEM ATENÇÃO AO CASO. INDIGNADO!!!

  21. Vamos agir com racionalidade pessoas. Que polícia tão competente é essa que foi capaz de matar mais de 100 “bandidos”, quando dentro de uma ” normalidade” ela não é capaz de cumprir seu papel constitucional de segurança pública. Ela agiu com espírito corporativo da forma mais torpe e covarde. Estamos diante mais uma vez da imagem ocorrida no início dos anos 90 na cidade do RIO DE JANEIRO, na comunidade de Vigário Geral, onde bandidos travestidos de policiais nos enojaram com uma cena tão macabra e dantesca, quando homens, mulheres e crianças foram impiedosamente chacinadas. Prisão pra esses marginais.

  22. Acho engraçado, se fosse trabalhador morto por bandido não teria essa defesa. Bandido bom é bandido morto!

  23. identificaram alguns corpos e um e deu um cobrador de ônibus…provavelmente era de um bandido neh?foi tarde esse miliciano traficante,bandido bom é bandido morto,isso vale pra bandidos de farda tbm

  24. não foi morto um bandido todos que forão mortos eram pessoas que vinhão do trabalho meu tio morreu com esta barbaridade , se eles matassem os bandidos seria ótimo , mas foi tipo assim primeiro atira e depois ver se é bandido ou não, isso tudo é a milícia, nos que somos pessoas de bem estamos presos em nossas casas com medo, e quando os batidos estão soltos e sorrindo. tudo esta ligado são só questão de interesse não tem bom nem mal, nos civis que somos o alvo tanto da pc como dos bandidos. que Deus nos livre da maldade destas pessoas , pois só vimos o tão grave que esta quando acontece em nossa família com pessoas que você sabe que não é bandido mas mesmo assim não pode fala pq tem medo que mas pessoas morram por isso . essa e a nossa realidade em tudo o brasil, a corrupção a milícia, o trafico esta tudo unido num só propósito e não pela segurança. a própria mídia já não fala a verdade como ela é.

  25. Tudo bem que a policia tem que fazer o necessário pra acabar cm o crime.. mais não é justo pessoas Inocentes pagarem cm a vida tbm…

  26. só tem does jeito ou mudar as leis eu falo todas pricipalmente o estatudo do menor os politicos não querem mexer , e o outro jeito e ese da i não tem outro jeito a propia presidenta dilma não e a favor da mudança são poucos os politicos que querem esta mudança ate esta mudana vamos vivendo a sim;

  27. O eixo central de todas as desgraças nas periferias de modo geral e as DROGAS
    Apoiadas pelas leis que ai estão para existir progresso tem que ter ordem
    Aonde esta a ORDEM E PROGRESSO da bandeira do nosso brasil

  28. Eu acho assim que nem todo mundo tem que pagar pelo outros, pq teve gente inocente que nao tinham nada haver com esse assassinato do policial morto. Se queriam fazer justiça, tinham que pelo menos aprender e averiguar se eram ou nao suspeito e nao ir saindo logo matando gentes inocentes, nao tou nenhum momento falando mal da policia, mais gente as pessoas tbm tem que pensar antes de fazer qualquer coisa, que nao coloquem gentes inocentes, apesar que essa bandidagem ta demais, eles nao querem saber se vao ser morto ou nao, pra eles e tudo ou nada, mais por isso que tem as envstigaçoes ai gente pra prender meliantes dessa especie ruim, meu Deus ate aonde vai parar isso. tenham uma tarde a todos!

  29. Engraçado como a informação é manipulada. Li na íntegra a suposta “notícia” e lamento duplamente: uma pelas mortes de todos e outra pela improcedência de como a “noticia” é dada. Lembrou-me até a Veja às avessas. Vamos aos fatos.
    Lembro a todos, entretanto, que não se trata de inocentar os executores e, muito menos, culpabilizar as vítimas, mas sim de defender o tão famigerado estado democrático de direito que, ao que se vê, de ambos os lados, só é evocado quando a conveniência permite.
    De fato, foram 10 mortos num intervalo de 6 horas após a execução do Cabo citado. É fato que há fortes indícios de que algumas das vítimas não tinham ligação alguma com qualquer tipo de ação criminosa, o que, ainda que tivessem, também não justificaria a execução sumária de nenhum dos envolvidos por parte de quem quer que seja. Todavia, por outro lado, não é possível afirmar categoricamente que foram os policiais os executores, pois as investigações ainda estão em andamento e dados apontam que algumas destas mortes podem ter sido executadas por bandidos rivais, já que em alguns casos estes estavam encapuzados em motos, padrão distinto da ação policial, segundo relatos informais de moradores dos locais.
    Outrossim, não há comprovação alguma, seja juridicamente seja por conhecimento público acerca da existência de milícias sistemáticas e estruturadas atuando nos bairros da cidade. Eis uma outra investigação em andamento e certamente não chegamos a patamares fluminenses nem em casa decimal.
    Equívoco ainda maior é dar veracidade ao material divulgado nas redes sociais. Afirmar que os áudios são dos policiais é, não só uma falta de profissionalismo de quem assina a “matéria” como também pode implicar crime, uma vez que não há comprovação alguma deste fato até o momento. Só para se ter uma ideia, a fim de propagar o medo, vários posts com fotos (pasmem) da tragédia de Santa Maria foram usados como sendo das supostas 111 mortes na madrugada: simplesmente absurdo. Note-se ainda, que a inteligência policial já rastreou alguns destes posts e tudo indica que estes foram feitos por pessoas de fora do estado e cidade de Belém. Vale ressaltar ainda, que os boatos vieram muito mais por parte da população via redes do que necessariamente por conta de qualquer outro agente público.
    Salienta-se que, já no dia seguinte, a sociedade civil organizada se posicionou contundentemente sobre a ação pedindo ações concretas do governo do estado no sentido tanto de esclarecer quanto de punir todos os envolvidos que, sim, podem ser quaisquer dos cidadãos, o que inclui policiais. Nada está descartado, porém seria precipitado apontar o dedo.
    O estado do Pará e, principalmente, a Região Metropolitana de Belém, assim como todas as regiões metropolitanas do país, está sim em estado crítico quanto à segurança pública. Os dados apontam para números alarmantes de homicídios e, é fato ainda, que a maioria destas mortes residem no seio das periferias das cidades e entre a população pobre do país. Sem distinção de gênero, a meu ver!
    O clima de medo instalado, neste caso específico de Belém, decorre muito mais da boataria transloucada e sem fundamento empírico dos “vigilantes” de plantão, do que do fato efetivo da ação policial. Ademais, atribuir a notícia como um todo ao simples fato das “drogas” a fim de defender a legalização desta (como se a simples legalização acabasse com todas as mazelas sociais que envolvem a segurança pública) é uma total falta de conhecimento dos fatos e da realidade local. As afirmações infundadas na “matéria” merecem, no mínimo, correção textual, pra não dizer jurídica por parte de quem escreve.
    Por outro lado, não defende-se aqui a já conhecida complacência corporativa dos órgãos de segurança públicos. Toda retaliação deve ser de acordo com o que rege a constituição, logo, não pode ser retaliação e sim punição de acordo com as leis. Nem executor e nem vítima, nesta “guerra” não há vencedores, todos perdemos juntos. E quando vejo dizerem que a Cultura tem cor, neste caso, é Verde, já me sinto um calafrio, pois qualquer que seja a tendência a notícia deixa de ser fato, pra ser interpretação ideológica.
    Abraço a todos.

  30. esse policial que morreu era bandido quando ele cometeu delitos e estava agindo fora da lei ele deixo de ser um heroi e se tornou um fora da lei e policias que tao vingando a morte dele estao ligados a mesma pratica criminosa, alguém falo que quem manda é o estado e que apolicia respondeu a altura . mas matando inocentes voces vao ver se o povo responder a altura e começar a fazer manifestações para acabar com a militar porque a presidenta nao aguenta preções do povo nao devemos ser como os bandidos vamos se unir com sabedoria eles matao mais acabão com suas vidas vcs pensao que um bandido mata mais eles nao tem familia filhos esposa nao vamos fazer justisa com as propias maos se nos somos homes e mulheres de bem vamos respeitar as leis do nosso estado vamos mostra a foça nas urnas eleitoraes vamos votar melhor amigos nos podemos mudar com democracia vamos analisarmos os candidatos e votar direitinho mais vcs sopensao nisto quando dar uma desgrasa mais ai e tarde pense nisto [um abraço.]

  31. tana hora do povo deixar suas casas e sai nas ruas de novo e mostra para esses caras que quem manda é o povo que paga o salario deles queremos respeito [NOS PAGAMOS OS VOSSOS SALARIOS ] QUEREMOS O PODER DE DEMITIR policias fulera

  32. Prezado Mikeias, embora a concordância do seu texto chame mais atenção ainda do que o próprio conteúdo, gostaria de dizer que o meu post, desde o começo, afirmou que não é intenção nem “inocentar os executores e, muito menos, culpabilizar as vítimas” e sim fazer a reflexão acerca veracidade das informações e como ela é tendenciosa, dependendo de quem a propaga, o que é igualmente perigoso tanto quando a Veja ao acusar sem provas. Por favor, façamos a reflexão para além do maniqueísmo (se é que essa palavra esteja em seu vocabulário) barato, para além do senso comum. Do contrário vira ideologia simples frente a uma situação bem mais complexa. Abs.

  33. Vivemos em um país democrático, em que tudo é pautado na lei, e quem feri a lei se torna um infrator. Ta sendo investigado e que pelo se pode ver é que pessoas inocentes foram mortas e nem ao menos possuiam antecedentes criminais. A polícia tem de agir dentro da legalidade, prendendo. Ela existe para servir a sociedade, garantindo o direito de ir de vir das pessoas e não impedindo como aconteceu no dia do assassinato do policial, dando ordem e ameaçando as pessoas ao sairem das suas casas. Bandidos devem ser presos, mas matar pessoas inocentes como ta sendo divulgado aí é muito grave.

  34. Bandido bom é bandido morto, não adianta prender hoje para serem soltos amanhã, fora que essas pragas vivem a nossa custa na cadeia. O PM que foi morto fica por isso mesmo, mas como morreu um BANDO DE VAGABUNDO, ai tem gente de mimi. Parabéns aos policiais que fizeram isso, merecem medalhas, pena que foi só em Belém que deram essa resposta, isso deveria ser feito em todo Brasil, pra vagabundo procurar pelo menos temer e não matar um pai de familia. Tá achando ruim?! Adotem os vagabundos para suas casas.

  35. Chama Deus, Jesus Cristo, nem os Power Ranger
    Vai vir te salvar num adianta pedir socorro
    2 de novembro pra ROTAM policia bom é policia morto!

  36. esse josé augusto da vsilva costa fulgo {zé da moto } e um grande traficante e assassino e um dos mandante dessa chacina tem como braço direito diney fugo {montanha} eo {Maguila} Maguila tem abariga aberta….

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s