Dirijo – A maconha nas culturas indígenas (Documentário)

A maconha guarda uma história de aproximadamente 5.000 anos de convivência com a humanidade. Há aproximadamente 100 anos, vem sendo irracionalmente combatida, na base da violência e terror estatal, como uma das grandes responsáveis pelo desvirtuamento da humanidade.

Dentre as inúmeras provas que desmentem essa teoria embasada em ideologias políticas, racistas e dogmas morais religiosos, destaca-se na história do Brasil a relação pacífica e socializadora da erva com os caboclos originários da terra. Após a proibição, incentivados pelo órgão público encarregado da defesa dos interesses indígenas no Brasil, a FUNAI, os índios, ameaçados e com medo, foram forçados a abandonar o “dirijo” (maconha) e enveredar pelo funesto caminho do alcoolismo:

“[…] Aqui foi o chefe da FUNAI que acabou com os caboclos. Eles falaram lá com os caboclos e os caboclos deixaram de plantar porque disseram que não prestava e prejudicava muito o índio. Daí eles foram e deixaram. E a cachaça ficou no lugar. […]”

Um documentário de apenas 12 minutos que traz um panorama do antigo e extinto uso de Cannabis Sativa entre os anciães Mura de outrora, quando os velhos que hoje nos falam eram apenas curumins. Uma ilustração da passagem do tempo, das mudanças dos costumes e das relações sócio-ambientais. Aperte o play e confira este ótimo documentário sobre nossa erva nos costumes indígenas.

2 Respostas para “Dirijo – A maconha nas culturas indígenas (Documentário)

  1. Com uma puxada forte pro lado de cá, informamos que a virtude mais comentada pelos índios quanto ao consumo sistemático, foi a Paciência e a concentração para trabalhar e, depois, nos encontros e reuniões, as benevolentes GARGALHADAS! KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Parabéns a equipe. Documentário simples e magnífico.
    Cláudio Deiró.

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s