Luta Antimanicomial, Bloco na Rua contra o retrocesso

DSCN1573O tradicional desfile de carnaval do bloco antimanicomial Loucura Suburbana agitou mais uma vez o bairro de Engenho de Dentro, com muita animação e organizado por alas o bloco arrastou moradores, usuários e trabalhadores da saúde mental pelas ruas do bairro no último dia 12 de fevereiro. Pelo menos 2.000 pessoas seguiram em cortejo com o bloco que além da bateria contou esse ano com uma fanfarra que tocou marchinhas tradicionais de carnaval.O samba enredo desse ano como de costume foi desenvolvido e protagonizado por usuários de Instituto Nise da Silveira e da rede psicossocial do município do Rio de Janeiro, o samba enredo vencedor foi o “Ourevoar”.

Em seu 15º desfile o bloco Loucura Suburbana, que é um legitimo representante do movimento cultural da reforma psiquiátrica, mostrou mais uma vez que as barreiras criadas entre usuários da saúde mental e a cidade precisam ser desfeitas e que através da arte e cultura podemos ter boas experiencias e praticas antimanicomiais.

Durante o bloco muitas manifestações e cartazes revelaram indignação e preocupação dos foliões com os atuais retrocessos no campo das politicas públicas de saúde mental. Trabalhadores e usuários sofrem diariamente com a precariedade, cidades como Rio de Janeiro e Niterói pedem socorro e estão se mobilizando por melhorias nas condições de trabalho e na estrutura dos serviços e dispositivos da rede de atenção psicossocial. Devido a falta de condições e investimento público  os princípios e diretrizes da reforma psiquiátrica ficam comprometidos e abrem cada vez mais espaço para a privatização e sucateamento dos serviços em saúde mental.

Samba enredo Loucura Suburbana 2015

“Ourevoar”
Agora que estou livre
Com você, eu vou voar
Não vou mais ficar
Saionará, até logo, good bay, alfidersen, ourevoar
Não vou mais voltar
Vou visitar a Ilha de Marajó
E me hospedar
Na oca do Timbó
Em São Paulo, terra da garoa
Tô no museu, oh!
Tô numa boa

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cultura Verde | Antiproibicionista e Antimanicomial

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s