13 de Maio tem cineclube e samba abolicionista na UFF

cineclube

Auditório da Economia/UFF durante exibição do filme ‘Sem Pena’

 O evento “O que abolimos?” encheu o auditório da Economia UFF para a exibição do filme ‘Sem Pena’ seguido de uma roda de conversa sobre abolicionismo penal. Após a atividade, o evento ainda contou com uma roda de samba abolicionista chamada “AboliSamba”, uma manifestação artístico cultural que se dá no percurso e na percussa não punitiva do samba. Tudo isso no dia 13 de maio, quando se comemora a “abolição” no Brasil.

Em uma parceria do TaCAP – Tamoios Coletivo de Assessoria Popular, Marcha da Maconha Niterói e AboliSamba, a atividade fez parte da I Jornada Abolicionista Latino Americana, um calendário flexível de atividades ao longo de 2015 que busca problematizar os castigos, as penas, os controles e os autoritarismos a partir da reflexão abolicionista.

Confira o manifesto da atividade:

“A exatos 127 anos, no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinava a Lei Áurea, que abolia a escravidão no Brasil. Abolição pra quem, cara-pálida?

Não se previu nenhuma medida para a inserção dos ex-escravos na sociedade. Os verdadeiros abolicionistas foram os próprios negros, que resistiram desde o século XVI, fugindo para formar quilombos e se organizando.

O capitão do mato de ontem, hoje veste farda policial. A senzala está repaginada em presídio. Todo camburão tem um pouco de navio negreiro.

O Brasil hoje possui a 3ª maior população carcerária do mundo onde a maioria esmagadora é constituída pela juventude negra e pobre, moradora de favelas e periferias. Só perde para os EUA e a China em números.

Diante de dados como esses, o movimento abolicionista procura debater por que estamos encarcerando e penalizando a juventude do país.”

Comentários:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s